Um trabalho silencioso e feito à noite ajuda Guabiruba a reduzir as perdas da água tratada que chega à população, identificando eventuais vazamentos. Munido de um equipamento especial – Geofone Eletrônico, Haste de Escuta e Válvula Pulsatória -, um colaborador da Guabiruba Saneamento faz um minucioso rastreamento pelas ruas do município em busca de problemas invisíveis a olho nu, pois ocorrem nos encanamentos colocados embaixo da terra.
“O profissional atua como se fosse um médico com seu estetoscópio. Nesse caso, ele irá identificar ruídos de vazamentos de água na rede de distribuição subterrânea”, explica Guilherme Paladini, superintendente da Guabiruba Saneamento. “Nas últimas duas semanas percebemos, por exemplo, que a cidade não tem sofrido com problemas de baixa pressão, mesmo em períodos de alta temperatura e finais de semana, quando aumenta o consumo”, completa. Iniciado em setembro do ano passado, o trabalho é feito todos os dias úteis, da noite até o amanhecer, devido ao menor fluxo de veículos e geração de sons ambientes que podem atrapalhar a escuta dos vazamentos.
Para se ter uma ideia, de acordo com o último levantamento do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), em 2021, as perdas na distribuição de água tratada alcançaram 39,3% no Brasil. Quando a Guabiruba Saneamento assumiu a gestão do saneamento, o índice era de 46,18% no município. Atualmente, foi reduzido para 36%, menor que a média nacional. A meta é que em até dois anos esse valor caia para 25%, percentual de referência no país.
O alto nível de perdas é extremamente prejudicial e agrava problemas de desabastecimento, além de colaborar para a escassez hídrica, pela necessidade de captação de mais água para atender a alta demanda causada pelas perdas. “Por todo esse benefício às comunidades, é muito importante que esse profissional seja valorizado e bem tratado por quem o encontrar pelas ruas de Guabiruba, trabalhando durante a madrugada para que todos tenham um serviço de qualidade no abastecimento de água”, ressaltou Guilherme Paladini.