O Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), foi marcado por um ciclo de palestras organizado pela Guabiruba Saneamento na Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli. Em quatro atividades, a engenheira sanitarista Iohana Larissa Hoepers e a supervisora comercial Daniely Zem conversaram com mais de 430 estudantes, de diversas idades.
“As crianças e jovens contribuem muito com a conscientização das famílias e, com esse tipo de ação que fizemos, levamos a todos muitas informações essenciais, ajudando na formação de cidadãos e cidadãs cientes sobre a importância da água para a vida no planeta”, explicou Guilherme Paladini, superintendente da Guabiruba Saneamento.
As palestras abordaram de forma simples e didática diversos aspectos, como todo o ciclo da água na natureza, o que representa para a saúde das pessoas e os riscos de doenças por uso de água sem tratamento, por exemplo, por meio dos poços artesianos, além de levar dicas de como fazer o uso consciente da água, sem desperdícios.
Os estudantes também conheceram o trabalho feito pela Guabiruba Saneamento para garantir água tratada para a população, com o uso de tecnologia por uma equipe de profissionais especializados. “Assim, contribuímos com a ideia da Organização das Nações Unidas, que criou a data em 1993, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta”, concluiu Guilherme Paladini.