sac@guabirubasaneamento.com.br
0800 942 5571
2ª Via da Fatura


Atuação



VEJA TAMBÉM

Tratamento da água

TRATAMENTO DA ÁGUA

No Município de Guabiruba há dois sistemas de tratamento de água, sendo que um está localizado no bairro Lajeado Alto, e o outro no bairro Guabiruba Sul, ambos fornecendo água para uma rede de distribuição.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada no bairro Guabiruba Sul tem a estrutura projetada para o tratamento de 27,3 litros, sendo esta uma ETA compacta e convencional, com as seguintes operações de tratamento: coagulação, floculação, decantação e desinfecção. A captação é realizada em um rio no mesmo bairro, cerca de 500 metros da estação.
 

DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA

A ETA localizada em Lajeado Alto tem a estrutura projetada para o tratamento de 12 litros, sendo esta uma estação convencional e com as seguintes operações de tratamento: coagulação, floculação, decantação e desinfecção. A captação é realizada em um rio no mesmo bairro, cerca de 2 mil metros da ETA.

 

ETAPAS DO TRATAMENTO DA ÁGUA:

- COAGULAÇÃO - A água bruta é bombeada até o tanque pulmão, o qual é elevado. A água desce do tanque e passa por um turbo floculador, onde é dispersado o coagulante sulfato de alumínio. Dentro do turbo floculador há paredes (chicanas) que servem para aumentar a agitação da água bruta/coagulante e, com esse turbilhonamento, o coagulante aglomera as partículas de sujeira da água, tornando-as maior (floculando), para que fiquem presas no processo de filtração.
 
- FILTRAÇÃO - A água passa por filtros do tipo Russo, ou seja, ascendentes, de baixo para cima. Nos filtros há o material filtrante que varia de seixos, rolados de diversos tamanhos até a areia própria para filtragem de água, onde a maior camada é de areia. As partículas de sujeira da água ficam retidas nas camadas filtrantes, fazendo com que somente a água translúcida transpasse o material filtrante. A ETA possui 10 filtros.

- DESINFECÇÃO - A desinfecção se dá pela aplicação de cloro gás na água filtrada, onde micro-organismos causadores de doenças são eliminados.
 
- FLUORETAÇÃO - É aplicado flúor na água para prevenção de doenças bucais. É utilizado solução de fluossilicato de sódio.
 
- CORREÇÃO DE pH – Como a água que chega ao reservatório da ETA tem pH baixo, é necessário adicionar solução de Cal, que serve para aumentar o pH da água. Após a verificação de pH, estando num valor dentro das normas, a água é enviada à população. Esse procedimento, além de corrigir o pH da água, serve também para preservar a rede de encanamentos de distribuição. A água bruta é bombeada até o tanque pulmão, o qual é elevado. A água desce do tanque e passa por um turbo floculador, onde é dispersado o coagulante sulfato de alumínio. Dentro do turbo floculador há paredes (chicanas) que servem para aumentar a agitação água bruta/coagulante e, com esse turbilhonamento, o coagulante aglomera as partículas de sujeira da água, tornando-as maior (floculando), para que fiquem presas no processo de filtração.